SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Discipline Teaching Profession in a pedagogy course: trajectories, experiences and innovations in teacher trainingThe school as an experience: interview with Walter Omar Kohan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

PRADO, Renata Lopes Costa  and  VOLTARELLI, Monique Aparecida. Estudos sociais da infância: discutindo a constituição de um campo a luz de Bourdieu. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.279-297. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991893.

O presente artigo se propõe a dialogar com as contribuições da teoria de Pierre Bourdieu sobre o campo científico a fim de melhor compreender a emergência dos estudos sociais da infância, um campo que partilha entre si a visão das crianças como atores com significativa participação na construção da história e da cultura, a visão da infância como construção social e, também, como categoria estrutural subordinada da sociedade. Para essa discussão, em forma de ensaio teórico, enfatizam-se rupturas e mudanças paradigmáticas a partir de três importantes campos que, entre outros assuntos, dedicam-se ao estudo das crianças e da infância: a antropologia, a psicologia e a sociologia. A apresentação panorâmica de correntes dominantes nessas áreas e de aspectos que foram objetos de críticas dos pesquisadores dos estudos sociais da infância permite iluminar diferenças entre paradigmas tradicionais e emergentes, além de possibilitar a observação de influências mútuas entre um campo e outro. Argumenta-se aqui que refletir sobre um objeto científico é romper com um sentido comum (instaurado por discursos ao longo do tempo) e com representações científicas socialmente aceitas. Conclui-se que a teoria dos campos científicos se constitui como terreno fértil para análises sobre o desenvolvimento dos estudos sociais da infância. Nesse sentido, outras pesquisas que deem continuidade às discussões ora apresentadas são sugeridas.

Keywords : Estudos Sociais da Infância; Campo Científico; Paradigmas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )