SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Disciplina Profissão Docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docenteA escola como experiência: entrevista com Walter Omar Kohan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PRADO, Renata Lopes Costa  e  VOLTARELLI, Monique Aparecida. Estudos sociais da infância: discutindo a constituição de um campo a luz de Bourdieu. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.279-297. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991893.

O presente artigo se propõe a dialogar com as contribuições da teoria de Pierre Bourdieu sobre o campo científico a fim de melhor compreender a emergência dos estudos sociais da infância, um campo que partilha entre si a visão das crianças como atores com significativa participação na construção da história e da cultura, a visão da infância como construção social e, também, como categoria estrutural subordinada da sociedade. Para essa discussão, em forma de ensaio teórico, enfatizam-se rupturas e mudanças paradigmáticas a partir de três importantes campos que, entre outros assuntos, dedicam-se ao estudo das crianças e da infância: a antropologia, a psicologia e a sociologia. A apresentação panorâmica de correntes dominantes nessas áreas e de aspectos que foram objetos de críticas dos pesquisadores dos estudos sociais da infância permite iluminar diferenças entre paradigmas tradicionais e emergentes, além de possibilitar a observação de influências mútuas entre um campo e outro. Argumenta-se aqui que refletir sobre um objeto científico é romper com um sentido comum (instaurado por discursos ao longo do tempo) e com representações científicas socialmente aceitas. Conclui-se que a teoria dos campos científicos se constitui como terreno fértil para análises sobre o desenvolvimento dos estudos sociais da infância. Nesse sentido, outras pesquisas que deem continuidade às discussões ora apresentadas são sugeridas.

Palavras-chave : Estudos Sociais da Infância; Campo Científico; Paradigmas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )