SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Trajetória histórica do curso de graduação em Pedagogia: principais documentos legais e contexto atual da oferta no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

LOCATELLI, Cleomar. A Política Nacional de Formação Docente: o programa de iniciação à docência no contexto brasileiro atual. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.308-318. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992432.

O trabalho trata do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), como uma ação da Política Nacional de Formação Docente (Brasil) que visa incentivar o ingresso e a permanência nos cursos de licenciaturas. O objetivo é analisar o contexto e as orientações que deram origem ao programa, considerando seus aspectos inovadores e suas fragilidades diante das mudanças em curso no cenário nacional. O estudo tem como fonte de informações a legislação atual sobre formação docente, o trabalho de pesquisadores da área e os relatórios de gestão e avaliação oficial do programa disponíveis online. Constata-se que a referida ação, mesmo contando com importante reconhecimento dos pesquisadores da área e destacando-se como uma inovação no que se refere à formação docente no Brasil, encontra-se ameaçada quanto a sua estrutura, objetivos, e sustentação financeira e que, mesmo constando do Plano Nacional de Educação (BRASIL. PNE, 2014), perde prioridade nas diretrizes do governo atual, aprofundando suas fragilidades e deixando ainda mais incerta a sua continuidade.

Palavras-chave : Licenciaturas; Política educacional; PIBID..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )