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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CRESPI, Livia  e  NOBILE, Márcia Finimundi. Trajetória histórica do curso de graduação em Pedagogia: principais documentos legais e contexto atual da oferta no Brasil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.319-335. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992309.

O artigo propõe realizar reflexões sobre as principais legislações educacionais que regem a graduação em Pedagogia no Brasil, desde 1939 a 2015, buscando identificar as mudanças nas matrizes curriculares deste curso, além de apresentar um breve panorama sobre a oferta atual do curso em Instituições de Ensino Superior no País. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa conduzida a fim de compreender a evolução histórica do curso e identificar as alterações nas matrizes curriculares do mesmo. Foram analisados seis documentos legais considerados marcos para a graduação como o Decreto-Lei n° 1.190/1939, o Parecer n° 252/1969, a Lei de Diretrizes e Bases lei n° 9.394/1996, o Parecer CNE/CP 5/2005, Resolução CNE/CP 1/2006 e a Resolução CNE/CP 2/2015. A pesquisa bibliográfica sobre a formação de pedagogos, contou com contribuições de autores como Saviani (2008), Chaves (1981) e Brzezinski (1996) e os dados sobre a oferta do curso nas IES brasileiras coletados através de Resumos Técnicos de Censos da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Durante o estudo, demonstrou-se que embora as legislações tenham gerado certa indefinição sobre o fazer pedagógico e sobre as matrizes curriculares do curso de Pedagogia, este se trata de uma das graduações mais procuradas por estudante no Brasil, o que indica a necessidade de debates sobre a formação inicial destes futuros pedagogos.

Palavras-chave : Pedagogia; Formação docente; Matrizes curriculares; Legislação.

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