SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Trajetória histórica do curso de graduação em Pedagogia: principais documentos legais e contexto atual da oferta no BrasilAs influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MARQUES, Waldemar; DARN, Telma  e  IMAMURA, Mariana. O profissional do Turismo - formação superior e trabalho. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.336-344. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992235.

Este artigo analisa aspectos da formação superior do profissional do turismo e sua inserção no mercado de trabalho. Esta análise está baseada em dados obtidos mediante uma amostra de formados em um curso de uma universidade pública localizada no interior do Estado de São Paulo (Brasil); portanto, procura-se aqui traduzir um ponto de vista que é o de ex-alunos. Os resultados apontam aspectos significativos da situação profissional destes formados no que se referem à ocupação, renda; atividades que realizam no trabalho e sua consonância com a formação obtida; também apresentam e analisam a avaliação que os ex-alunos fazem quanto aos saberes proporcionados pelo curso e sua matriz disciplinar. Trazem indicações relevantes para os debates sobre a formação superior do profissional do Turismo no Brasil.

Palavras-chave : Formação superior; Profissional do turismo; Inserção profissional; Avaliação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )