SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O profissional do Turismo - formação superior e trabalhoConhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática e o conceito de função na educação básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

STAMBERG, Cristiane da Silva  y  NEHRING, Cátia Maria. As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.345-360. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992012.

Este artigo é parte da pesquisa de doutorado da primeira autora, com orientação da segunda, e tem como objetivo problematizar a formação docente, analisando um grupo de educadores que atuam como formadores de professores de Matemática na Educação Básica. Tem como problemática identificar as referências apontadas pelos professores formadores como significativas para a opção pela área docente, bem como os saberes envolvidos nesse ofício. O referencial teórico é sustentado por Shulman, Tardif, Nóvoa, Paiva, Roldão e demais interlocutores que tratam da formação inicial e dos saberes docentes de professores formadores. Participaram da pesquisa seis professores de um Instituto Federal, com diferentes formações acadêmicas, os quais atuam na formação da Educação Básica - Ensino Médio e com a formação de professores - licenciatura em Matemática. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi aplicado em 2015 e envolveu uma entrevista semiestruturada. Para realizar a análise dos dados recorreu-se à Análise Textual Discursiva ancorada em Moraes e Galiazzi (2007), que é a abordagem da análise de dados. A partir da interlocução teórica e do campo empírico foi possível identificar dois focos de análise: o professor formador (a formação que desencadeia a constituição profissional) e o saber disciplinar (um norte para a atuação do futuro professor). Os resultados evidenciam o relevante papel do professor formador na constituição inicial, e indicam a sua influência nas ações formativas, o processo de constituição da profissão e o movimento dos saberes de cada professor. Apesar de não ser suficiente, para a profissão de professor da Educação Básica, o estudo defende a necessidade do domínio do objeto de conhecimento que este vai ensinar.

Palabras clave : Formação de professores de Matemática; Saberes docentes; Formador de docentes..

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )