SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em MatemáticaUma compreensão teórica sobre o texto pedagógico do planejamento de modelagem matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PAZUCH, Vinícius; LIMA, Caroline Miranda Pereira  e  ALBRECHT, Evonir. Conhecimentos mobilizados por professores que ensinam matemática e o conceito de função na educação básica. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.361-379. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992137.

O presente artigo tem como propósito investigar os conhecimentos relativos ao conceito de função, mobilizados por professores que ensinam matemática na Educação Básica. Estabelecem-se relações com os pressupostos teóricos e de análise dos domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino, propostos por Debora Ball e seus colaboradores, com sustentação nas ideias de Lee Shulman. Buscou-se identificar e analisar aspectos constituintes dos domínios do Conhecimento Específico do Conteúdo e do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de um grupo de professores participantes de um curso de extensão em uma universidade pública de São Paulo, no âmbito do programa Observatório da Educação (OBEDUC). Tendo como base uma tarefa de aprendizagem profissional docente sobre o conceito de função, identificaram-se e analisaram-se questões de uma tarefa envolvendo o conceito de função. Tomaram-se como dados os protocolos de resolução. A estruturação metodológica apoia-se em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo. Os resultados mostraram que os conhecimentos mobilizados pelos professores priorizam as representações gráficas e tabulares, promovendo indicativos de uso de softwares e planilhas como recursos didáticos, e ainda enfatizam a presença das ‘letras’, como um dos fatores causadores de dificuldades apresentadas pelos estudantes dos diferentes níveis de escolaridade da Educação Básica, no estudo de funções.

Palavras-chave : Conceito de função; Conhecimentos do professor; Educação matemática; OBEDUC..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )