SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Mobilized knowledge by teachers who teach mathematics and the concept of function in basic educationTeacher Leaders and Student Achievement: can the dots be connected? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SILVA, Lilian Aragão da  and  OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Uma compreensão teórica sobre o texto pedagógico do planejamento de modelagem matemática. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.380-394. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992357.

Neste artigo, apresentamos uma compreensão teórica sobre o texto do planejamento do ambiente de modelagem matemática à luz da teoria sociológica de Basil Bernstein. Para isso, foi realizada uma análise transversal dos resultados de três estudos das autoras que retratam esse texto em campos diferentes. No primeiro estudo, analisamos a constituição do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem por três professores da educação básica em um curso de formação continuada sobre modelagem matemática. No segundo e terceiro estudos, analisamos a operacionalização do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem nas salas de aula dos três professores participantes do curso. A análise dos dados sugere que a constituição do texto pedagógico do planejamento foi marcada por transformações que produziram um sentido próprio ao texto, e a operacionalização foi manifestada por transformações e resistência a elas, as quais desencadearam mais aproximações que distanciamentos ao texto constituído. Os resultados desses estudos apontam como o texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem foi constituído no campo de recontextualização pedagógica e operacionalizado no campo de reprodução. Assim, retomamos tais resultados e esboçamos que a recontextualização deste texto de um campo para outro gerou compreensões teóricas e implicações para a prática pedagógica escolar no âmbito da modelagem matemática e para os cursos de formação de professores.

Keywords : Texto pedagógico; Planejamento; Modelagem matemática; Regulação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )