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Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

CABAU, Nubia Carla Ferreira  y  COSTA, Maria Luisa Furlan. A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.431-447. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992268.

O presente artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional de Michael Grahame Moore e como objetivo principal identificar, na produção científica brasileira, onde e como a Teoria da Distância Transacional é abordada pelos pesquisadores brasileiros no período de 2000 a 2016. Para tanto, foram realizados o levantamento, o mapeamento e a análise dos pressupostos teóricos da Teoria da Distância Transacional em produções acadêmicas de pós-graduação stricto sensu no recorte temporal delimitado. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo enfatizando o paradigma qualitativo, com caráter bibliográfico e documental, apoiado na realização de estudo do tipo Estado do Conhecimento em teses de doutorado e dissertações de mestrado distribuídas em 19 produções acadêmicas em que estão contempladas a concepção da Teoria da Distância Transacional. Com base na análise de conteúdo, os resultados apontam que a Teoria da Distância Transacional é utilizada por estudiosos brasileiros em pesquisas do tipo estudos de caso, validando os conceitos apresentados na Teoria e como sustentação para discutir aspectos pedagógicos, tecnológicos, de desenvolvimento e estruturação da educação a distância. O resultado do estudo revela a necessidade de pesquisas que indiquem novas hipóteses e que sejam capazes de reformular a teoria existente, adequando-se às necessidades e particularidades do sistema educacional, social e político brasileiro.

Palabras clave : Educação a distância; Teoria da Distância Transacional; Teorias em Educação a Distância.

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