SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e dissertações brasileirasA “desagregação” do Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FAVATO, Maria Nilse  e  RUIZ, Maria José Ferreira. REUNI: política para a democratização da educação superior?. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.448-463. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992365.

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Brasil, foi proposto pelo governo federal, no ano de 2007, apontando para um modelo de universidade que superasse a universidade tradicional. Com este desafio ele foi instituído pelo Decreto nº 6.096/2007 com o objetivo de ampliar as condições de acesso e permanência na educação superior, em nível de graduação, a fim de obter um melhor aproveitamento da estrutura física e dos recursos humanos existentes nas universidades federais. Tendo isso em vista, este estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, tem os objetivos de (i) apresentar uma breve contextualização histórica da educação superior no Brasil, com recorte específico entre os anos de 1988 a 2010 e, ainda, (ii) analisar se o REUNI representou um avanço para a superação das marcas de exclusão e elitização da educação superior pública neste país. Conclui que o REUNI trouxe avanços quantitativos na expansão de IES públicas federais, o que propiciou a ampliação do acesso à educação superior pública, por parte de estudantes de famílias de baixa renda e em regiões nas quais antes não existia a oportunidade de ingressar na rede federal de educação. Contudo, é importante também sinalizar que a expansão das instituições públicas de educação superior, em âmbito federal, ocorreu mediante a muitos desafios, ainda a serem superados.

Palavras-chave : Democratização da educação; Educação superior; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )