SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2REUNI: política para a democratização da educação superior?Da regeneração social ao direito biológico: um ponto de inflexão nas propostas educacionais de Fernando de Azevedo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

MCCOWAN, Tristan. A “desagregação” do Ensino Superior. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.464-482. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992584.

A desagregação é o processo pelo qual os produtos anteriormente vendidos em conjunto são separados em suas partes constituintes. No ensino superior, esta dinâmica tem sido impulsionada principalmente por motivações financeiras e liderada pelo setor com fins lucrativos, mas também tem motivações pedagógicas através da ênfase na personalização e na empregabilidade. Este artigo apresenta uma análise teórica da tendência, propondo novas ferramentas conceituais para mapear as implicações normativas. Embora pareça oferecer perspectivas de viabilidade financeira e maior relevância, a desagregação apresenta alguns sinais preocupantes para as universidades: primeiro, a remoção de possíveis sinergias entre ensino e pesquisa, e entre diferentes modos de aprendizagem; em segundo lugar, o enfraquecimento da capacidade das instituições de promover o bem público e garantir a igualdade de oportunidades; e, em terceiro lugar, a ameaça de hiperporosidade na realização de pesquisas básicas com benefícios no longo prazo.

Palabras clave : Comoditização; Ensino Superior com fins lucrativos; Futuro da universidade; MOOCs..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )