SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2A “desagregação” do Ensino SuperiorMídia Rádio Escola: contribuições para a leitura e escrita nos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

GUALTIERI, Regina Cândida Ellero. Da regeneração social ao direito biológico: um ponto de inflexão nas propostas educacionais de Fernando de Azevedo. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.483-500. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992094.

Neste texto discutimos mudanças nas propostas educacionais de Fernando de Azevedo (1894-1974), entre as décadas de 1910 e 1930, em seus nexos com ideários eugenistas e higienistas. Tendo por objeto de análise textos de Azevedo desse período, identificamos dois momentos. Um primeiro em que partilha a concepção de que o processo educativo induziria modificações estética, mental e moral nos indivíduos; uma perspectiva transformista, em que exercícios físicos alterariam características indesejáveis dos indivíduos e, consequentemente, da raça. Tais mudanças, por serem transmissíveis, levariam à regeneração étnica e moral da sociedade. Em momento posterior, a educação deveria ser seletiva, tendo por critério o direito biológico, assegurado pelas aptidões naturais, não adquiridas dos indivíduos. Trata-se de uma perspectiva selecionista que promove os considerados mais capazes. Essa inflexão na proposta azevediana acompanhou os debates eugenistas e higienistas e compreendê-la nos permite refletir sobre a escola seletiva que marcou a instituição pública do século XX.

Palavras-chave : Regeneração social; Direito biológico; Eugenia; Higiene..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )