SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Da regeneração social ao direito biológico: um ponto de inflexão nas propostas educacionais de Fernando de AzevedoEscola de educação básica na modalidade educação especial: o estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILUK, Ana Cláudia Pavão; SACCOL, Lilian Roberta Ilha  e  ROVEDER, Ângela Balbina Picada. Mídia Rádio Escola: contribuições para a leitura e escrita nos anos iniciais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.501-515. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992220.

Considerando a complexidade do processo de leitura e escrita no ensino fundamental e o vasto instrumental tecnológico disponível hoje para o trabalho pedagógico, a inserção das mídias no ambiente escolar parece essencial. Esse estudo parte da urgência de um investimento na leitura e escrita dos estudantes, especialmente nos anos iniciais, apontado pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Portanto, tem como objetivo verificar quais as contribuições da mídia rádio escola para a leitura e escrita dos estudantes do ensino fundamental. A partir da pesquisa-ação, delineamento metodológico adotado, foram produzidos dados, por meio da observação participante, que apontam a mídia rádio escola como uma tecnologia com a qual os estudantes têm a oportunidade de construir conhecimentos pertinentes ao seu nível de ensino, especialmente na área da leitura e escrita. O público alvo foi uma classe de estudantes do quarto ano, de uma escola pública do sul do Brasil. Os resultados do estudo evidenciaram ainda, o alcance de outras dimensões da aprendizagem, que a integração da rádio escola nos anos iniciais pôde proporcionar, analisados a partir de cinco itens fundamentais: trabalho em equipe, pesquisa, leitura, escrita e audição dos programas. Desse modo, o estudo inova ao relacionar a Avaliação Nacional de Alfabetização, a mídia rádio escola e o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes.

Palavras-chave : Mídias; Rádio Escola; Leitura; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )