SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2School of basic education special education mode: the Paraná State, BrazilOrganization and curriculum development through Project - Based Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; LUBECK, Marcos  and  SILVA, Priscila Gleden Novaes da. Da Universidade à Escola: a diversidade presente na sala de aula. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.530-543. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992345.

Neste artigo, expomos alguns relatos de experiências vividas por três docentes no âmbito da diversidade na Educação Básica que, atualmente, lecionam nos cursos de Licenciatura em Matemática de duas Universidades públicas em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. Objetivamos, também, apresentar algumas discussões sobre alguns dos desafios que os professores de Matemática enfrentam no exercício da profissão ao se deparar com a diversidade presente na sala de aula, sobretudo com os relacionados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Estas discussões são geradas por acontecimentos presenciados em um projeto de extensão universitária, o qual tem dois alunos participantes com deficiência visual, bem como por uma experiência vivida enquanto recém-formado, cuja atuação ocorreu em uma escola com alunos com necessidades educacionais especiais, no caso surdos, e outra vivenciada na realização do Estágio Supervisionado em uma turma extremamente heterogênea, composta por alunos repetentes, de idades, classes sociais e culturais, sexualidades, credos e necessidades educativas especiais diferentes. Esses fatos nos permitiram experimentar a diversidade presente na Educação Básica, bem como repensar e discorrer sobre a formação de professores de Matemática, concluindo que a elaboração e a execução de projetos de extensão, vinculando a Universidade à Escola, é um caminho plausível para uma formação mais voltada à Educação Inclusiva.

Keywords : Projetos de extensão; Diversidade; Matemática; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )