SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escola de educação básica na modalidade educação especial: o estado do ParanáUma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de Projetos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; LUBECK, Marcos  e  SILVA, Priscila Gleden Novaes da. Da Universidade à Escola: a diversidade presente na sala de aula. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.530-543. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992345.

Neste artigo, expomos alguns relatos de experiências vividas por três docentes no âmbito da diversidade na Educação Básica que, atualmente, lecionam nos cursos de Licenciatura em Matemática de duas Universidades públicas em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. Objetivamos, também, apresentar algumas discussões sobre alguns dos desafios que os professores de Matemática enfrentam no exercício da profissão ao se deparar com a diversidade presente na sala de aula, sobretudo com os relacionados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Estas discussões são geradas por acontecimentos presenciados em um projeto de extensão universitária, o qual tem dois alunos participantes com deficiência visual, bem como por uma experiência vivida enquanto recém-formado, cuja atuação ocorreu em uma escola com alunos com necessidades educacionais especiais, no caso surdos, e outra vivenciada na realização do Estágio Supervisionado em uma turma extremamente heterogênea, composta por alunos repetentes, de idades, classes sociais e culturais, sexualidades, credos e necessidades educativas especiais diferentes. Esses fatos nos permitiram experimentar a diversidade presente na Educação Básica, bem como repensar e discorrer sobre a formação de professores de Matemática, concluindo que a elaboração e a execução de projetos de extensão, vinculando a Universidade à Escola, é um caminho plausível para uma formação mais voltada à Educação Inclusiva.

Palavras-chave : Projetos de extensão; Diversidade; Matemática; Formação de professores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )