SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2From University to School: the diversity present in the classroom(Mathematical) Social Practices for the production of a financial plan in the training of Indigenous teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

RODRIGUES, Alana Fuzaro de Barros; GONCALVES, Harryson Júnio Lessa; FILHO, Inocêncio Fernandes Balieiro  and  PERALTA, Deise Aparecida. Uma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de Projetos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.544-555. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992129.

Este artigo apresenta a natureza pedagógica diferenciada de uma escola localizada no interior do Estado de São Paulo (Brasil), como recorte da coleta de dados de uma pesquisa de mestrado em um Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos. A Escola apresenta como fundamentação teórica a Pedagogia de Projetos e no que diz respeito à matriz curricular, as disciplinas estão divididas de acordo com Inteligências Múltiplas e delineadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e documentos oficiais do Estado de São Paulo conforme o nível de ensino. Além dos pressupostos teóricos, há descrição de uma experiência vivenciada pela professora de matemática e por alunos do 6° ano ao desenvolverem um Projeto em torno do tema “De máquina a ciborgue” que exemplifica a proposta pedagógica da referida escola.

Keywords : Pedagogia de projetos; Inteligências múltiplas; Currículo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )