SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Da Universidade à Escola: a diversidade presente na sala de aulaPráticas sociais (matemáticas) de produção de um planejamento financeiro na formação de educadores indígenas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

RODRIGUES, Alana Fuzaro de Barros; GONCALVES, Harryson Júnio Lessa; FILHO, Inocêncio Fernandes Balieiro  y  PERALTA, Deise Aparecida. Uma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de Projetos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.544-555. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992129.

Este artigo apresenta a natureza pedagógica diferenciada de uma escola localizada no interior do Estado de São Paulo (Brasil), como recorte da coleta de dados de uma pesquisa de mestrado em um Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos. A Escola apresenta como fundamentação teórica a Pedagogia de Projetos e no que diz respeito à matriz curricular, as disciplinas estão divididas de acordo com Inteligências Múltiplas e delineadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e documentos oficiais do Estado de São Paulo conforme o nível de ensino. Além dos pressupostos teóricos, há descrição de uma experiência vivenciada pela professora de matemática e por alunos do 6° ano ao desenvolverem um Projeto em torno do tema “De máquina a ciborgue” que exemplifica a proposta pedagógica da referida escola.

Palabras clave : Pedagogia de projetos; Inteligências múltiplas; Currículo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )