SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Uma experiência de organização e desenvolvimento curricular com Pedagogia de ProjetosSeminários de processos afetivos e aprendizagem: interlocutando pesquisas, pesquisadores e vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

TOMAZ, Vanessa Sena  y  CAMPOS, Ilaine da Silva. Práticas sociais (matemáticas) de produção de um planejamento financeiro na formação de educadores indígenas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.556-576. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992318.

O artigo discute práticas sociais em sala de aula em que se percebem indícios de aprendizagens da matemática, ao se propor um planejamento financeiro para autogestão de uma bolsa de estudos, utilizando-se uma planilha de débito e crédito. As atividades foram desenvolvidas na Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais - habilitação Matemática -, com dois propósitos: atender à demanda de formação matemática dos licenciandos e subsidiá-los na autogestão da bolsa de estudos destinada ao custeio de sua permanência no curso. Foram desenvolvidas atividades pedagógicas que geraram os dados, coletados em vídeos de aulas, entrevistas e trabalhos dos estudantes. Adotando-se os conceitos da teoria da prática social, identificamos relações estabelecidas pelos estudantes entre e nas práticas que evidenciam aprendizagens matemáticas, quando eles usaram e/ou refletiram sobre os procedimentos de cálculo e sobre a linguagem matemática no preenchimento da planilha e na confecção de gráficos. Observou-se ainda que o engajamento nessas práticas gerou tensões entre ações individuais e coletivas, pois os estudantes são demandados a atuarem em diferentes lógicas econômicas, para acessar e utilizar os recursos de uma bolsa de estudos. Percebe-se que os estudantes indígenas passaram a fazer o controle de seus gastos. Em alguma medida, a gestão financeira da bolsa se tornou um amplo fenômeno intercultural que considerou usos e necessidades individuais e coletivas. A reflexão sobre essa experiência aponta demandas específicas da formação intercultural para professores indígenas, na área de Educação Matemática, frente às políticas públicas de acesso e de permanência dos indígenas na Educação Superior.

Palabras clave : Professores Indígenas; Planejamento Financeiro; Bolsa Permanência; Aprendizagem Matemática.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )