SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Seminários de processos afetivos e aprendizagem: interlocutando pesquisas, pesquisadores e vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FILHO, Ronaldo Manzi. A educação como ética contra o conformismo - repensando o papel do educador. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.585-596. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992479.

Este texto pretende pensar a educação como uma ética contra o conformismo. O conformismo é entendido aqui enquanto uma certa forma de naturalização. O texto busca desenvolver o que se entende por naturalização e confrontará esta concepção com a questão da ideologia tal como se apresenta, principalmente, nas linhas de Marilena Chaui. Toda a questão irá se voltar às formas de como a educação se relaciona ao social. Usar-se-á algumas metáforas para se pensar esta naturalização - tal como os grilhões que acorrentam os homens na descrição de Platão no mito da caverna; ou a desconfiança de Descartes da tradição em sua reflexão sobre o discurso do método. A primeira metáfora será circular: irá aparecer em toda argumentação - já que estes grilhões serão associados à nossa forma de se conformar ao social. A segunda metáfora será usada enquanto engajamento na capacidade de se duvidar. Desvencilhar-se de grilhões e se questionar sobre a tradição sem a ignorar - eis uma questão central neste texto. Em relação à ética, não se esconde aqui uma pretensão de engajamento e de autenticidade. O texto se voltará a algumas propostas pedagógicas e irá se encaminhar a uma linha de pensamento que vai de encontro à indústria cultural: contra os princípios da informação/entretenimento que tanto aparecem no discurso pedagógico atualmente.

Palavras-chave : Naturalização; Ideologia, Conformismo; Transformação e ética..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )