SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Federalism and educational planning: an analysis from the articulated actions planFederalism and teacher training policies: implications of the PAR in municipalities of Pará and Rio Grande do Norte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SILVA, Rute Regis de Oliveira da  and  CABRAL NETO, Antônio. Relações intergovernamentais e a coordenação federativa no contexto do plano de ações articuladas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.621-634. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992878.

O presente artigo é um recorte de pesquisa que analisou o Plano de Ações Articuladas (PAR) do Município de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, no período de 2007 a 2011. Tem por objetivo compreender se a formulação e a implementação do PAR, nesse Município, foram pautadas por relações intergovernamentais e pela coordenação federativa. Os procedimentos técnicos da pesquisa foram constituídos de análise documental e de entrevista semiestruturada. Conclui-se que o PAR contribuiu para o exercício de um planejamento mais articulado entre os entes federados e para que a União iniciasse o processo de coordenação federativa na área da educação mediante regulação pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), buscando atender às necessidades dos Municípios e Estados com base nas transferências voluntárias, impulsionando, assim, mesmo que embrionariamente, as relações intergovernamentais na federação brasileira.

Keywords : Coordenação federativa; Relações intergovernamentais; Plano de Ações Articuladas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )