SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Federalismo e Planejamento Educacional: uma análise a partir do Plano de Ações Articuladas (PAR)Federalismo e políticas de formação docente: implicações do PAR em municípios do Pará e Rio Grande do Norte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILVA, Rute Regis de Oliveira da  e  CABRAL NETO, Antônio. Relações intergovernamentais e a coordenação federativa no contexto do plano de ações articuladas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.621-634. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992878.

O presente artigo é um recorte de pesquisa que analisou o Plano de Ações Articuladas (PAR) do Município de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil, no período de 2007 a 2011. Tem por objetivo compreender se a formulação e a implementação do PAR, nesse Município, foram pautadas por relações intergovernamentais e pela coordenação federativa. Os procedimentos técnicos da pesquisa foram constituídos de análise documental e de entrevista semiestruturada. Conclui-se que o PAR contribuiu para o exercício de um planejamento mais articulado entre os entes federados e para que a União iniciasse o processo de coordenação federativa na área da educação mediante regulação pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), buscando atender às necessidades dos Municípios e Estados com base nas transferências voluntárias, impulsionando, assim, mesmo que embrionariamente, as relações intergovernamentais na federação brasileira.

Palavras-chave : Coordenação federativa; Relações intergovernamentais; Plano de Ações Articuladas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )