SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3La gestión escolar y formas de provisión al cargo de director escolar: el plan de acciones articuladas en focoPAR e IDEB: ¿planificación y evaluación para qué calidad? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; QUEIROZ, Maria Aparecida de  y  CARNEIRO, Marcos Torres. Formação continuada, regulação e prática pedagógica no Plano de Ações Articuladas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.671-683. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992881.

O artigo proposto visa analisar a relação entre as ações de formação continuada e sua vinculação com as práticas pedagógicas dos docentes da Educação Básica sob o Plano de Ações Articuladas. Parte-se do entendimento de que a atual política educacional contribui para a regulação do trabalho docente sob a alegação de melhoria do desempenho escolar dos estudantes em Português e Matemática, que tem seu desempenho aferido por avaliação externa, padronizada, e, em larga escala como é o caso da Prova Brasil, orientação que limita a autonomia do trabalhado docente, porque direciona o conteúdo e a forma como os professores organizam suas práticas pedagógicas, tendo, como referência o cumprimento de metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para tal, tem como base a pesquisa “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012”; os dados analisados se referem às entrevistas realizadas nos municípios do Rio Grande do Norte e Pará, a saber Natal, Mossoró, Acari, Riachuelo e São José do Campestre, no Rio Grande do Norte, e Belém, Altamira, Barcarena, Cametá e Castanhal, no Pará. As dimensões do PAR privilegiadas foram a Formação de professores e Prática pedagógica e Avaliação. Os resultados apontam para uma aproximação entre as ações de formação continuada e a prática docente, pela regulação exercida pelas políticas de avaliação externa, legitimadora de uma visão normativa e prescritiva da ação docente, em detrimento da formação crítica e reflexiva.

Palabras clave : Formação continuada; Plano de Ações Articuladas; Prática Pedagógica; Regulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )