SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3A gestão escolar e formas de provimento ao cargo de diretor escolar: o Plano de Ações Articuladas em focoPAR e IDEB: planejamento e avaliação para que qualidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CAMARGO, Arlete Maria Monte de; QUEIROZ, Maria Aparecida de  e  CARNEIRO, Marcos Torres. Formação continuada, regulação e prática pedagógica no Plano de Ações Articuladas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.671-683. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992881.

O artigo proposto visa analisar a relação entre as ações de formação continuada e sua vinculação com as práticas pedagógicas dos docentes da Educação Básica sob o Plano de Ações Articuladas. Parte-se do entendimento de que a atual política educacional contribui para a regulação do trabalho docente sob a alegação de melhoria do desempenho escolar dos estudantes em Português e Matemática, que tem seu desempenho aferido por avaliação externa, padronizada, e, em larga escala como é o caso da Prova Brasil, orientação que limita a autonomia do trabalhado docente, porque direciona o conteúdo e a forma como os professores organizam suas práticas pedagógicas, tendo, como referência o cumprimento de metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para tal, tem como base a pesquisa “Avaliação do Plano de Ações Articuladas (PAR): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012”; os dados analisados se referem às entrevistas realizadas nos municípios do Rio Grande do Norte e Pará, a saber Natal, Mossoró, Acari, Riachuelo e São José do Campestre, no Rio Grande do Norte, e Belém, Altamira, Barcarena, Cametá e Castanhal, no Pará. As dimensões do PAR privilegiadas foram a Formação de professores e Prática pedagógica e Avaliação. Os resultados apontam para uma aproximação entre as ações de formação continuada e a prática docente, pela regulação exercida pelas políticas de avaliação externa, legitimadora de uma visão normativa e prescritiva da ação docente, em detrimento da formação crítica e reflexiva.

Palavras-chave : Formação continuada; Plano de Ações Articuladas; Prática Pedagógica; Regulação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )