SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Formação continuada, regulação e prática pedagógica no Plano de Ações ArticuladasDiadorim, formação (educação) e dialética do sujeito em Grande Sertão: Veredas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

GARCIA, Luciane Terra dos Santos; PEREIRA, Maria Simone Ferraz  e  RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. PAR e IDEB: planejamento e avaliação para que qualidade?. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.684-701. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992882.

Este artigo aborda a relação existente entre o PAR e o Ideb como parte das políticas educacionais dos anos 2000, que articulam planejamento e avaliação visando à melhoria da qualidade educacional. Neste sentido, ressalta a concepção de qualidade educacional que se pretende consolidar por meio dessas políticas, no período de 2007 a 2011. Para tanto, utilizam-se dados provenientes de uma pesquisa em rede, coletados em municípios dos estados do Rio Grande do Norte e Pará (Brasil). Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, desenvolvida em uma perspectiva dialética, utilizando, como procedimentos de pesquisa, a análise bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas com funcionários das Secretarias de Educação de cinco municípios de cada estado. Compreende-se que tanto o PAR quanto o Ideb integram um conjunto de políticas de cunho conservador que, ao atrelar a educação ao desenvolvimento econômico, impulsionam, nas escolas, uma concepção de qualidade fundada na lógica meritocrática, na responsabilização dos sujeitos locais por resultados, na redução dos currículos de acordo com o que é demandado nas avaliações. Não se prioriza, portanto, uma formação humana e política dos estudantes, mas a obtenção de resultados educacionais mínimos conforme defendem grupos conservadores.

Palavras-chave : PAR; Ideb; Qualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )