SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3PAR e IDEB: ¿planificación y evaluación para qué calidad?Influências Estrangeiras, Identidade Nacional e Educação: um estudo da obra de Dostoiévski e de Machado de Assis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

MWEWA, Christian Muleka  y  VAZ, Alexandre Fernandez. Diadorim, formação (educação) e dialética do sujeito em Grande Sertão: Veredas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.702-710. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992047.

O presente artigo pretende analisar o percurso de Diadorim, reconhecendo-o como expressão da formação dialética do sujeito. Para alcançar este objetivo apontamos a centralidade de Diadorim (Reinaldo) nas ações de Riobaldo, discutindo a relação de amizade entre eles. A complexidade da relação entre iguais (dois jagunços) e entre desiguais (homem e mulher) sugere a diferença (o amor entre os dois). Diadorim, por fim, estabelece a dialética que a formação subjetiva exige diante das distintas situações com as quais o sujeito se defronta na vida.

Palabras clave : Literatura; Arte; Diadorim; Formação (Educação).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )