SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3PAR e IDEB: planejamento e avaliação para que qualidade?Influências Estrangeiras, Identidade Nacional e Educação: um estudo da obra de Dostoiévski e de Machado de Assis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MWEWA, Christian Muleka  e  VAZ, Alexandre Fernandez. Diadorim, formação (educação) e dialética do sujeito em Grande Sertão: Veredas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.702-710. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992047.

O presente artigo pretende analisar o percurso de Diadorim, reconhecendo-o como expressão da formação dialética do sujeito. Para alcançar este objetivo apontamos a centralidade de Diadorim (Reinaldo) nas ações de Riobaldo, discutindo a relação de amizade entre eles. A complexidade da relação entre iguais (dois jagunços) e entre desiguais (homem e mulher) sugere a diferença (o amor entre os dois). Diadorim, por fim, estabelece a dialética que a formação subjetiva exige diante das distintas situações com as quais o sujeito se defronta na vida.

Palavras-chave : Literatura; Arte; Diadorim; Formação (Educação).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )