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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CALABRESI, Luis Henrique de Freitas. Influências Estrangeiras, Identidade Nacional e Educação: um estudo da obra de Dostoiévski e de Machado de Assis. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.711-722. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992578.

Este artigo tem por objetivo analisar a influência cultural exercida por concepções pedagógicas oriundas da Europa ocidental sobre a Rússia e o Brasil na segunda metade do século XIX. Esta análise foi realizada tendo como base a novela Memórias do Subsolo de Dostoiévski e os contos O Espelho e Verba Testamentária, que fazem parte da coletânea de contos intitulada Papéis Avulsos, de Machado de Assis. Estas obras literárias, nas quais a problemática deste artigo é representada, foram contextualizadas e analisadas em relação a outras fontes históricas. Concluiu-se que a influência cultural europeia ocidental, especificamente de caráter educacional, era uma necessidade para a Rússia e para o Brasil no século XIX com vistas à superação de seu atraso em relação aos desenvolvimentos dos países centrais do capitalismo. No entanto, o influxo destas concepções também proporcionou o surgimento de uma série de distorções, como o desenvolvimento de um complexo de inferioridade, degradação moral e um forte desejo de superação dos modelos europeus com o objetivo de afirmação de uma identidade nacional original.

Palavras-chave : Brasil; Rússia; Literatura; Educação.

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