SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Foreign Influences, National Identity and Education: a study of the works of Dostoevsky and Machado de AssisContinuing formation process: narratives of Bachelor’s professors who act in teacher training undergraduate courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

QUINTELLA, Siumara da Silveira Melo  and  LASTORIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Notas sobre o Conceito de Formação “Bildung” em Goethe e Rousseau. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.723-740. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992786.

O amplo movimento iluminista caracterizou-se pela defesa do poder emancipador da ciência e razão. Goethe e Rousseau posicionaram-se no interior desse movimento de modos diferentes no contexto do século XVIII europeu. Tendo em vista a persistência das ressonâncias deste movimento no contemporâneo, sobretudo no âmbito das práticas educacionais, este artigo objetiva apontar a influência de Goethe e Rousseau no construto teórico da Bildung. Assim, fez-se necessária a adoção de uma abordagem permeada pela história e literatura abarcando os escritos autobiográficos de ambos, para elucidarmos algumas aproximações possíveis entre esses pensadores. Nessa direção, tomamos por base fragmentos retirados das seguintes obras de Goethe: Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1795), Memórias: Poesia e Verdade (1811), e a Viagem à Itália (1786); obras nas quais o conceito de formação é o fio condutor das narrativas. Quanto aos escritos de Rousseau, consideramos como referência alguns fragmentos do tratado educativo Emílio, ou da Educação (1762), do Discurso sobre as Ciências e as Artes (1750), do romance Julia ou Nova Heloisa (1760) e das Confissões (1781). Nesse itinerário, evidenciamos o pensamento filosófico de Kant para Goethe, pois este dialogou com as ideias do filósofo de Königsberg quanto à formulação de sua estética literária, e, sobretudo, com as noções de moralidade prática e experiência estética, noções sob as quais se fundamenta seu conceito de formação. Aguisa da conclusão, exporemos o telos comum aos pensamentos filosóficos de Goethe e Rousseau considerado devidas especificidades: o de promover o direito à formação a todos os homens indistintamente.

Keywords : Formação; Educação; Iluminismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )