SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Influências Estrangeiras, Identidade Nacional e Educação: um estudo da obra de Dostoiévski e de Machado de AssisProcesso de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

QUINTELLA, Siumara da Silveira Melo  e  LASTORIA, Luiz Antonio Calmon Nabuco. Notas sobre o Conceito de Formação “Bildung” em Goethe e Rousseau. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.723-740. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992786.

O amplo movimento iluminista caracterizou-se pela defesa do poder emancipador da ciência e razão. Goethe e Rousseau posicionaram-se no interior desse movimento de modos diferentes no contexto do século XVIII europeu. Tendo em vista a persistência das ressonâncias deste movimento no contemporâneo, sobretudo no âmbito das práticas educacionais, este artigo objetiva apontar a influência de Goethe e Rousseau no construto teórico da Bildung. Assim, fez-se necessária a adoção de uma abordagem permeada pela história e literatura abarcando os escritos autobiográficos de ambos, para elucidarmos algumas aproximações possíveis entre esses pensadores. Nessa direção, tomamos por base fragmentos retirados das seguintes obras de Goethe: Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1795), Memórias: Poesia e Verdade (1811), e a Viagem à Itália (1786); obras nas quais o conceito de formação é o fio condutor das narrativas. Quanto aos escritos de Rousseau, consideramos como referência alguns fragmentos do tratado educativo Emílio, ou da Educação (1762), do Discurso sobre as Ciências e as Artes (1750), do romance Julia ou Nova Heloisa (1760) e das Confissões (1781). Nesse itinerário, evidenciamos o pensamento filosófico de Kant para Goethe, pois este dialogou com as ideias do filósofo de Königsberg quanto à formulação de sua estética literária, e, sobretudo, com as noções de moralidade prática e experiência estética, noções sob as quais se fundamenta seu conceito de formação. Aguisa da conclusão, exporemos o telos comum aos pensamentos filosóficos de Goethe e Rousseau considerado devidas especificidades: o de promover o direito à formação a todos os homens indistintamente.

Palavras-chave : Formação; Educação; Iluminismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )