SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Notes on the Concept of Formation “Bildung” in Goethe and RousseauPedagogical performance of tutors in distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

PEREIRA, Diego Carlos. Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.741-756. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992454.

Este artigo se insere no âmbito da formação de professores, e se relaciona com o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado realizada em Uberaba, Minas Gerais, Brasil. O objetivo deste artigo é contextualizar e caracterizar os processos de formação continuada no ensino superior a partir de narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura, discutindo aspectos formais e não-formais em suas trajetórias formativas. Pautamo-nos em perspectiva qualitativa, a partir da metodologia da História Oral e da análise das narrativas de professores formadores bacharéis. Defendemos, a partir das narrativas dos professores formadores, que os professores bacharéis pesquisados constituem suas identidades processualmente no âmbito social, cultural, histórico e espacial, e que os processos de formação continuada não são fins em si mesmos, mas constituem-se de políticas e posicionamentos constantes, tanto da instituição como do professor formador, no que tange às preocupações com as especificidades da profissionalização docente. As narrativas e os sentidos atribuídos pelos docentes pesquisados implicam três características: a) os processos de formação continuada não são uma preocupação institucional ou coletiva permanente no âmbito do trabalho na universidade; b) os espaços formais de formação continuada para o ensino superior são restritos apenas à pesquisa; c) a experiência formativa contínua por meio da reflexão da prática redimensiona a identidade desses professores.

Keywords : Professor bacharel; Formação continuada; Formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )