SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Notas sobre o Conceito de Formação “Bildung” em Goethe e RousseauPerformance pedagógica de tutores na educação a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PEREIRA, Diego Carlos. Processo de formação continuada: narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.741-756. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992454.

Este artigo se insere no âmbito da formação de professores, e se relaciona com o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado realizada em Uberaba, Minas Gerais, Brasil. O objetivo deste artigo é contextualizar e caracterizar os processos de formação continuada no ensino superior a partir de narrativas de professores bacharéis que atuam em cursos de licenciatura, discutindo aspectos formais e não-formais em suas trajetórias formativas. Pautamo-nos em perspectiva qualitativa, a partir da metodologia da História Oral e da análise das narrativas de professores formadores bacharéis. Defendemos, a partir das narrativas dos professores formadores, que os professores bacharéis pesquisados constituem suas identidades processualmente no âmbito social, cultural, histórico e espacial, e que os processos de formação continuada não são fins em si mesmos, mas constituem-se de políticas e posicionamentos constantes, tanto da instituição como do professor formador, no que tange às preocupações com as especificidades da profissionalização docente. As narrativas e os sentidos atribuídos pelos docentes pesquisados implicam três características: a) os processos de formação continuada não são uma preocupação institucional ou coletiva permanente no âmbito do trabalho na universidade; b) os espaços formais de formação continuada para o ensino superior são restritos apenas à pesquisa; c) a experiência formativa contínua por meio da reflexão da prática redimensiona a identidade desses professores.

Palavras-chave : Professor bacharel; Formação continuada; Formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )