SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Performance pedagógica de tutores na educação a distânciaAs crianças e a cidade: pontos de vista e práticas sociais/culturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A juventude estudantil moderna na confluência da contemporaneidade. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.776-791. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992072.

Este artigo, elaborado como parte da nossa pesquisa desenvolvida no Estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil, tem por objetivo pensar a constituição da juventude estudantil no contexto de transformações sociais, políticas e culturais que marcam a contemporaneidade, considerando-a como um tempo de crise, transição e supostas rupturas. Teoricamente toma como inspiração o pensamento de Michel Foucault, centrando-se nas noções de disciplina, governamentalidade e subjetivação. Na sua elaboração, evidenciamos alguns traços constituintes da juventude estudantil na modernidade e na confluência desta com as caracterizações do tempo presente, discutimos a conceituação de juventude a partir da condição de estudante, demarcada nos movimentos contestatórios da década de 1960 e, por fim, assinalamos as implicações trazidas pelas mutações que afetam e constituem a contemporaneidade, problematizando-se alguns dos desafios novos que têm afetado a formação e o governo da juventude estudantil no plano das políticas educacionais e no campo escolar na temporalidade atual.

Palavras-chave : Juventude; Estudante; Disciplina; Michel Foucault..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )