SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3As crianças e a cidade: pontos de vista e práticas sociais/culturaisDelineamento da educação superior nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra  e  SILVA NETO, Odilon Monteiro da. A ideia de governança educacional multiescalar e a experiência do IFCE no Ceará. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.811-824. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992364.

Partindo da perspectiva da avaliação multiescalar, adentrou-se ao processo da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Ceará, Brasil, implementada pelo IFCE. A experiência em questão se coloca em sintonia direta com as contradições da formação histórico-social que caracteriza a sociedade brasileira. Diante desta constatação revisitou-se, a partir de diversos clássicos produzidos a luz de uma inteligência brasileira, os caminhos que foram delineados na efetivação da referida política. Primeiramente, contata-se que as ações não foram orientadas por uma construção racional na escolha das cidades atendidas pela expansão. Identifica-se que fatores de ordem local se sobrepuseram ao sentido indicado pela lei que rege a política. Por sua vez, ao passo que a expansão se coloca em termos efetivos, os cursos ofertados para a sociedade se colocaram de modo a não dialogar com as realidades e, desta forma, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Ceará se coloca num caminho que nega o sentido pela qual a mesma fora instituída. Assim, todo um conjunto de expectativas geradas junto à sociedade que compreendia a expansão como sinônimo de desenvolvimento humano e social, num curto espaço de tempo, surpreende-se negativamente, pois se constata que em pleno século XXI, o Brasil não consegue avançar na promoção do desenvolvimento, que gere envolvimento da sociedade, de modo a reduzir as diversas assimetrias que marcam a sociedade brasileira desde sua gênese.

Palavras-chave : Avaliação multiescalar; Expansão; Educação profissional e tecnológica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )