SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Development of higher education in the Federal Institutes of Education, Science and Technology in the state of Goiás, BrazilSocioeconomic profile of applicants and attended students by student assistance at the Instituto Federal Fluminense Campos-Centro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

OLIVEIRA, Danielle Pena de  and  MACHADO, Laêda Bezerra. Representações sociais de consumo nas práticas escolares: uma análise dos sistemas de comunicação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.836-851. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992189.

Este artigo aborda as práticas de consumo no interior da escola. Procuramos identificar o que tem sido divulgado sobre práticas de “educação para o consumo” por instituições públicas e privadas. O estudo se fundamenta na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e toma como suporte para discussão os sistemas de comunicação. Trata-se de um estudo de natureza documental. Foi feita uma análise de informativos digitais (blogs, sites, redes sociais) e impressos disponibilizados pelas instituições à comunidade usuária das escolas e ao público em geral. Analisamos 431 imagens em 46 (quarenta e seis) endereços eletrônicos (sites, blogs, redes de relacionamento), além de 87 (oitenta e sete) informativos impressos. Os resultados revelaram indícios dos sistemas de propagação e propaganda nos discursos circulantes relacionados à educação para o consumo. As diferentes formas de comunicação utilizadas pelas escolas têm uma feição contraditória. Por meio de diferentes mecanismos de comunicação, a escola tem problematizado e questionado algumas práticas de consumo, assim como, tem contribuído para fortalecer e incentivar outras. As representações sociais de consumo são incorporadas às práticas pedagógicas através de sua acomodação aos discursos pedagógicos. Face aos resultados da pesquisa sinalizamos para o papel das instituições formadoras de professores a fim de que incorporem a discussão e problematização do consumo aos componentes curriculares dos cursos.

Keywords : Educação para o consumo; Representações sociais; Sistemas de Comunicação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )