SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Socioeconomic profile of applicants and attended students by student assistance at the Instituto Federal Fluminense Campos-CentroConcept of public school quality from the families’ point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SEVERINO, Fulvio Cesar Garcia. Disputas por vontades de verdade sobre os corpos na escola: o dispositivo fenotípico da homofobia e do racismo. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.867-883. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992560.

Neste trabalho foram analisadas discursivamente matérias sobre homofobia (quatro) e racismo (três), publicadas no site de notícias G1. Foram selecionadas aquelas que apresentavam separadamente essas duas temáticas no cenário escolar, vinculadas ao corpo dos sujeitos. Analisou-se como as “vontades de verdade” dos corpos de negros e negras e de gays e lésbicas construíam embates discursivos, deslocando-os das normas de modo a marcar suas diferenças. Notou-se, basicamente, a tendência à produção e à naturalização de características com efeitos fenotípicos, que ora marcam a diferença, inferiorizando-a, ora interditam ou deslocam as semelhanças, quando fragilizam as normas. Nesse processo, as subjetividades são controladas por meio da objetivação dos corpos dos sujeitos.

Keywords : Homofobia; Racismo; Dispositivo fenotípico; Vontades de verdade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )