SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Disputas por vontades de verdade sobre os corpos na escola: o dispositivo fenotípico da homofobia e do racismoMacroinclusão e microexclusão no contexto educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; TERRASECA, Manuela  e  FERRAROTTO, Luana. Qualidade da escola pública: o olhar das famílias. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.884-897. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992474.

Este artigo apresenta estudos realizados em escolas de Campinas/Brasil e Porto/Portugal, referentes à qualidade da escola pública na visão das famílias. Em cada município, uma escola foi selecionada, a partir do nível socioeconômico (NSE), e questionários com itens sobre o tema da investigação foram aplicados junto às famílias dos estudantes das referidas escolas. Nas duas pesquisas, de modo semelhante, as famílias brasileiras e portuguesas ressaltaram a importância da qualidade do ensino e da relação escola-comunidade. Todavia, a relação estabelecida com a escola foi diferentemente caracterizada. Para as famílias portuguesas, além das atividades promovidas pela unidade escolar, as ações desenvolvidas pela própria comunidade contribuem com a qualidade da escola. Já as famílias brasileiras, apesar de também mencionarem a relação escola-comunidade, relatam, apenas, sobre as atividades desenvolvidas pela instituição. Os dados dos estudos realizados nos possibilitam refletir acerca da visão das famílias e sua participação na escola pública, em um sentido de construção da qualidade socialmente referenciada, cujo princípio está na orquestração das diversas vozes que compõem a comunidade escolar e, desse modo, não se realiza sem as famílias dos estudantes.

Palavras-chave : Qualidade escolar; Escola pública; Relação escola-família..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )