SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Concept of public school quality from the families’ point of viewThe project of Primary Education for All in Mozambique: 1975 to 1990 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

FAUSTINO, Ana Carolina et al. Macroinclusão e microexclusão no contexto educacional. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.898-911. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992212.

As microexclusões ocorrem através de práticas sutis e, muitas vezes, encobertas, que podem ser devastadoras para as vítimas. Microexclusões tendem a isolar um indivíduo em um determinado ambiente, também em casos em que este ambiente é considerado inclusivo. Este artigo tem como objetivo elaborar o conceito de microexclusão, macroexclusão, microinclusão e macroinclusão, apresentando exemplos de como tais práticas podem manifestar-se em diversos ambientes, assim como, no ambiente escolar. Em especial almeja-se discutir um importante fenômeno: macroinclusões podem levar a microexclusões. Essas noções serão relacionadas à educação inclusiva e, mais especificamente, à educação matemática, observando-se possíveis tipos de microexclusões. Consideramos que com este conhecimento, é possível indentificar processos de microexclusão que se relacionem com práticas na sala de aula, assim como possibilita uma análise das tensões que podem ocorrer em tal ambiente.

Keywords : Microexclusão; Macroinclusão; Inclusão; Educação Matemática.; Microexclusion; Macroinclusion; Inclusion; Mathematics Education..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )