SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Macroinclusão e microexclusão no contexto educacionalLa sociedad actual y la educación como derecho humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ZIMBICO, Octávio José  e  COSSA, José de Inocêncio Narciso. O projeto do Ensino Primário para Todos em Moçambique: 1975 a 1990. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.912-928. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992083.

O ensino primário (EP) para Todos, em Moçambique, está no centro deste texto, que tem como problema o fato das taxas de admissão, escolarização, conclusão e evasão escolar no EP terem estado abaixo das expectativas entre 1975 e 1990, o que coloca o desafio de identificar os fatores e mecanismos desta tendência e de reflexões para compreender este fenômeno, na busca de estratégias de redução do insucesso escolar. O objetivo é compreender o comportamento dos efetivos escolares do EP, à luz da meta do plano governamental que tinha definido a década de 1980 como de erradicação do analfabetismo e “da vitória sobre o subdesenvolvimento”. Em termos metodológicos, a revisão bibliográfica, a análise da legislação, estatísticas e conteúdos da Revista Tempo constituíram a base de sustentação das ideias deste texto. Os principais achados revelam que fatores políticos e econômicos (internos e externos) acabaram por comprometer os esforços de universalização do EP, no referido período, que coincide com a implementação do projeto de construção de uma república socialista.

Palavras-chave : Escolarização; Educação para Todos; Moçambique..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )