SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O projeto do Ensino Primário para Todos em Moçambique: 1975 a 1990 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CARPIO, Karla Berenice Del. La sociedad actual y la educación como derecho humano. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.929-941. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992853.

Neste artigo se faz uma reflexão sobre a falta de inclusão e harmonização no sistema educacional e na escola que reflete a realidade atual de uma sociedade dividida pela violência, injustiça, conflitos políticos e sociais, exploração de recursos e pessoas, fenômenos naturais devastadores, entre outros; situação que afeta a todos os membros da sociedade inclusive as crianças e a educação que recebem. Em outras palavras, a crise que se vive na sociedade de hoje tem um efeito negativo na qualidade do ensino que se transmite na escola e no que sucede nessa instituição. Infelizmente não é raro obervar que as crianças apresentem alienação, experimentem isolamento e até segregação em muitas salas de aula. Exemplo disso são as escolas que assistem crianças indígenas no México; país que conta com a presença significativa de diversas comunidades indígenas que têm sido prejudicadas, bem como suas línguas e tradições. Tal tem acontecido devido a fatores sociais, políticos, econômicos e educacionais; sendo este último em que se centrará a atenção neste artigo já que é importante analisar como a situação da sociedade dominante tem tido um forte impacto na educação e nas crianças indígenas, assim como em sua língua e cultura. A reflexão que aqui se compartilha tem como propósito promover a importância de fazer valer o direito humano que têm as crianças indígenas a uma educação inclusiva e ao fortalecimento de suas raízes que é fundamental, já que isto contribui para o seu enriquecimento pessoal e também ao da nação a que pertencem.

Palavras-chave : Educação; Indígena; Sociedade; Chiapas - México.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )