SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Liderazgo y gestión democrática en la educación pública brasileñaLiderar los aprendizajes: acciones concretas en pos de la mejora escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

HOPKINS, David. Melhora escolar, liderança e reforma sistêmica: uma retrospectiva. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.26-57.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993075.

Durante as últimas quatro décadas, as bases da pesquisa sobre eficácia e melhora escolar vêm ganhando reconhecimento no plano internacional. Teórica e empiricamente, eles amadureceram através de uma ampla gama de projetos bem documentados e inovadores em vários países. Em geral, esses trabalhos enfocam os sucessos e fracassos relacionados às diferentes iniciativas que visam tornar as escolas ambientes de aprendizagem mais eficazes para todos os alunos. No seguinte artigo, o pesquisador britânico David Hopkins apresenta evidências dos resultados desses esforços, sintetizado em cinco fases de desenvolvimento. Ele conclui refletindo sobre como essas fases evoluem e se sobrepõem, examina alguns mitos que impedem a melhora sistêmica escolar e propõe algumas diretrizes para pesquisas futuras.

Palabras clave : Melhora escolar; Liderança; Reforma Sistêmica; Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )