SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Liderança e gestão democrática na educação pública brasileiraLiderar a aprendizagem: ações concretas em busca da melhora escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

HOPKINS, David. Melhora escolar, liderança e reforma sistêmica: uma retrospectiva. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.26-57.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993075.

Durante as últimas quatro décadas, as bases da pesquisa sobre eficácia e melhora escolar vêm ganhando reconhecimento no plano internacional. Teórica e empiricamente, eles amadureceram através de uma ampla gama de projetos bem documentados e inovadores em vários países. Em geral, esses trabalhos enfocam os sucessos e fracassos relacionados às diferentes iniciativas que visam tornar as escolas ambientes de aprendizagem mais eficazes para todos os alunos. No seguinte artigo, o pesquisador britânico David Hopkins apresenta evidências dos resultados desses esforços, sintetizado em cinco fases de desenvolvimento. Ele conclui refletindo sobre como essas fases evoluem e se sobrepõem, examina alguns mitos que impedem a melhora sistêmica escolar e propõe algumas diretrizes para pesquisas futuras.

Palavras-chave : Melhora escolar; Liderança; Reforma Sistêmica; Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )