SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Use of data in the promotion of improvementSchool improvement and leadership models: torwards the understanding of an effective leadership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

VAILLANT, Denise. Diretores e comunidades de aprendizagem de professores: um campo em construção. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.87-106.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993073.

A dimensão comunitária e colaborativa da atividade docente parece não se refletir na tomada de decisão da maioria dos centros educacionais. Segue o desafio gerencial de montar espaços que favoreçam a aprendizagem e o trabalho em equipe entre os professores. O autor explica os benefícios de se ter uma comunidade de prática ou comunidade de aprendizagem profissional, entidades para as quais ela atribui um enorme potencial para trocar, colaborar e inovar pedagogicamente. Isso nos obriga a repensar o formato tradicional do centro educacional, apostando em um desenvolvimento profissional que gera novas formas de aprendizagem entre os professores em favor do aprendizado dos alunos.

Keywords : Comunidade de aprendizagem profissional; Diretores; Professores; Aprendizado dos alunos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )