SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Uso de dados para melhoriaModelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficaz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

VAILLANT, Denise. Diretores e comunidades de aprendizagem de professores: um campo em construção. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.87-106.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993073.

A dimensão comunitária e colaborativa da atividade docente parece não se refletir na tomada de decisão da maioria dos centros educacionais. Segue o desafio gerencial de montar espaços que favoreçam a aprendizagem e o trabalho em equipe entre os professores. O autor explica os benefícios de se ter uma comunidade de prática ou comunidade de aprendizagem profissional, entidades para as quais ela atribui um enorme potencial para trocar, colaborar e inovar pedagogicamente. Isso nos obriga a repensar o formato tradicional do centro educacional, apostando em um desenvolvimento profissional que gera novas formas de aprendizagem entre os professores em favor do aprendizado dos alunos.

Palavras-chave : Comunidade de aprendizagem profissional; Diretores; Professores; Aprendizado dos alunos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )