SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Directors and teacher learning communities: a field under constructionTowards a strong leadership centered on the student: facing the challenge of change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

BUSH, Tony. Modelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficaz. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.107-122.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993067.

Após dar uma visão panorâmica dos diferentes enfoques sobre liderança escolar e destacar os pontos fortes e fracos de cada um, o autor adverte sobre a abordagem unidimensional das diferentes linhas. Enfatiza que, dado o complexo e imprevisível contexto educacional, não é aconselhável adotar uma única abordagem de “todos os eventos” e recomenda que os líderes possam distinguir cada situação e adotar a resposta de liderança mais apropriada para cada contexto. A leitura cuidadosa e a adaptação à realidade de cada escola é um sinal chave de qualquer processo de liderança, uma vez que “não há medidas que se ajustem a todos os tamanhos”.

Keywords : Liderança escolar; Contexto escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )