SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Directivos y comunidades de aprendizaje docente: un campo en construcciónHacia un fuerte liderazgo centrado en el estudiante: afrontar el reto del cambio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

BUSH, Tony. Modelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficaz. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.107-122.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993067.

Após dar uma visão panorâmica dos diferentes enfoques sobre liderança escolar e destacar os pontos fortes e fracos de cada um, o autor adverte sobre a abordagem unidimensional das diferentes linhas. Enfatiza que, dado o complexo e imprevisível contexto educacional, não é aconselhável adotar uma única abordagem de “todos os eventos” e recomenda que os líderes possam distinguir cada situação e adotar a resposta de liderança mais apropriada para cada contexto. A leitura cuidadosa e a adaptação à realidade de cada escola é um sinal chave de qualquer processo de liderança, uma vez que “não há medidas que se ajustem a todos os tamanhos”.

Palabras clave : Liderança escolar; Contexto escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )