SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Diretores e comunidades de aprendizagem de professores: um campo em construçãoRumo a uma liderança forte centrada no aluno: enfrentar o desafio da mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BUSH, Tony. Modelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficaz. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.107-122.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993067.

Após dar uma visão panorâmica dos diferentes enfoques sobre liderança escolar e destacar os pontos fortes e fracos de cada um, o autor adverte sobre a abordagem unidimensional das diferentes linhas. Enfatiza que, dado o complexo e imprevisível contexto educacional, não é aconselhável adotar uma única abordagem de “todos os eventos” e recomenda que os líderes possam distinguir cada situação e adotar a resposta de liderança mais apropriada para cada contexto. A leitura cuidadosa e a adaptação à realidade de cada escola é um sinal chave de qualquer processo de liderança, uma vez que “não há medidas que se ajustem a todos os tamanhos”.

Palavras-chave : Liderança escolar; Contexto escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )