SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1School improvement and leadership models: torwards the understanding of an effective leadershipCharacteristics, impacts and background of the transformational school leadership model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

ROBINSON, Viviane. Rumo a uma liderança forte centrada no aluno: enfrentar o desafio da mudança. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.123-145.  Epub Aug 05, 2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993068.

Com base em uma revisão das origens e práticas envolvidas na liderança centrada no aluno, o autor enfatiza que, para liderar com um impacto positivo na aprendizagem e bem-estar do aluno, cinco dimensões devem ser consideradas: estabelecer objetivos em relação à aprendizagem, garantir um processo de ensino de qualidade, estar diretamente envolvido nos processos de desenvolvimento profissional do professor, garantir um ambiente seguro na escola e envolver-se com a comunidade à qual acrescenta uma “sexta dimensão ausente” na liderança da relação entre a escola e a comunidade. Para promover essas dimensões, o autor dá conta das principais capacidades que os gerentes devem ter: usar conhecimentos relevantes para tomar.

Keywords : Liderança escolar; Liderança centrada no aluno; Ensino de qualidade e relações entre a escola e a comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )