SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Modelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficazCaracterísticas, impactos y antecedentes del modelo de liderazgo escolar transformacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ROBINSON, Viviane. Rumo a uma liderança forte centrada no aluno: enfrentar o desafio da mudança. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.123-145.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993068.

Com base em uma revisão das origens e práticas envolvidas na liderança centrada no aluno, o autor enfatiza que, para liderar com um impacto positivo na aprendizagem e bem-estar do aluno, cinco dimensões devem ser consideradas: estabelecer objetivos em relação à aprendizagem, garantir um processo de ensino de qualidade, estar diretamente envolvido nos processos de desenvolvimento profissional do professor, garantir um ambiente seguro na escola e envolver-se com a comunidade à qual acrescenta uma “sexta dimensão ausente” na liderança da relação entre a escola e a comunidade. Para promover essas dimensões, o autor dá conta das principais capacidades que os gerentes devem ter: usar conhecimentos relevantes para tomar.

Palavras-chave : Liderança escolar; Liderança centrada no aluno; Ensino de qualidade e relações entre a escola e a comunidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )