SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Rumo a uma liderança forte centrada no aluno: enfrentar o desafio da mudançaPerspectiva compartilhada de liderança e gestão escolar: elementos e implicações cruciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SUN, Jingping. Características, impactos y antecedentes del modelo de liderazgo escolar transformacional. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.146-168.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993069.

Com base em evidências de pesquisas sobre as origens da liderança transformacional nos anos setenta, o autor assegura que essa abordagem é a que apresenta maior incidência nas políticas de promoção de liderança escolar e aquela que possui o maior número de estudos empíricos realizados. Seu artigo analisa evidências sobre a forte influência transformacional da liderança dos gestores no estado emocional, na satisfação com o trabalho e no compromisso dos professores com a escola , bem como seu efeito relevante nas práticas que os professores realizam, revendo seu efeito nos resultados acadêmicos dos alunos, o que também afetaria, ainda que de forma mais branda, através dos professores.

Palavras-chave : Liderança transformacional; Práticas de ensino; Efeito de liderança; Resultados acadêmicos dos alunos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )