SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Características, impactos e antecedentes do modelo de liderança escolar transformacionalHacia un liderazgo sostenible, más profundo, más prolongado, más amplio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

SPILLANE, James P.  y  ORTIZ, Melissa. Perspectiva compartilhada de liderança e gestão escolar: elementos e implicações cruciais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.169-181.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271993070.

Enfatizando que as práticas de liderança são ações realizadas entre pessoas diferentes, em situações - que têm normas, rotinas organizacionais e ferramentas que os definem - os autores insistem em não considerar a liderança como uma atividade individual. Destaca-se que se trata de um trabalho realizado por múltiplas pessoas, com ou sem posições formais na estrutura organizacional e cujo objetivo é o foco no ensino e as particularidades disciplinares do mesmo. Outro conceito relevante analisado no texto é a “infraestrutura educacional” que considera o conjunto de recursos existentes para sustentar, manter e melhorar a qualidade do ensino e propor alguns desafios-chave para uma visão compartilhada das práticas de liderança escolar.

Palabras clave : Liderança escolar; Liderança compartilhada; Qualidade do ensino; Infraestrutura educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )